• (17) 3222-2648
  • faleconosco@clinicainclusiva.com.br
Estimulação Precoce

Estimulação Precoce

Conceito:
A Estimulação Precoce baseia-se em um conjunto de exercícios que visam o desenvolvimento da criança de acordo com a fase de desenvolvimento em que ela se encontra. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança considerando-a como um ser biopsicosocial.
Através da estimulação dos sentidos, da percepção corporal, da relação com o outro, com o espaço e com o tempo, a criança desenvolve movimentos e habilidades que favorecem o seu desenvolvimento global.

A Estimulação Precoce na Inclusiva:
A estimulação Precoce na Inclusiva será realizada em grupo de três pacientes devidamente acompanhados de seus responsáveis, preferencialmente pelas mães. A cada 40 minutos o grupo será atendido por profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Os grupos devem ser homogênios, respeitando a fase de desenvolvimento que a criança se encontra: bebês que não sentam, bebês que sentam e engatinham, crianças que estão adquirindo a marcha independente.
Através das atividades lúdicas e das cantigas de roda, promovemos a socialização entre elas, facilitamos a interação com o meio ambiente, trabalhamos as noções de regras, limites e aspectos da psicomotricidade. Intervimos de forma sistêmica considerando as limitações e o processo de desenvolvimento que cada uma apresenta, realizando uma intervenção multidisciplinar a fim de favorecer o acolhimento familiar e ampliar o vínculo mãe-bebê.

Benefícios:
A Estimulação Precoce favorece o processo de desenvolvimento neuropsicomotor de acordo com a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra, possibilitando que a criança se desenvolva em todo o seu potencial.

Indicação:
• Bebês prematuros.
• Crianças com alterações congênitas ou adquiridas.
• Crianças com atraso de desenvolvimento neuropsicomotor.

Contraindicação:
• Crianças que possuem alteração de comportamento que a impeçam de permanecer em grupo.
• Crianças acima de três anos de idade.